Escolhi seu portfólio de imagens complexas, intitulado “nemo non videt”, para revisar porque acho que é visual e conceitualmente interessante. Dediquei algum tempo a estudar suas fotos, enquanto observava seu depoimento.

Este grupo de fotos expressa uma sensação de caos, solidão, vazio, medo e desorientação: todas as características que estão amplamente refletidas em nosso mundo agora. As imagens que acompanham são ricas em tons escuros e coloridos que servem como metáforas emocionais e profundamente psicológicas em relação ao seu tópico. Você desorienta o visualizador ao retratar um mundo de arquitetura abstrata, a inversão da gravidade e uma compressão do tempo linear.

As imagens sombrias, por vezes desorientadoras, de espaços e localizações urbanas evocam sentimentos de incerteza. Você descreve perfeitamente o destino do mundo em sua declaração! Há uma sensação de estar em outra dimensão onde não há tons de brilho ou leviandade, há apenas uma variedade infinita de tons cada vez mais escuros de sombra que refletem nossa situação de crise global.

Nessas fotos você traz ao espectador uma experiência em que não podemos mais identificar onde estamos ou para onde vamos. Essas imagens misteriosas podem estar falando sobre um mundo interior onde a poesia visual nos leva a nossos medos, curiosidades e um desejo de saber o que está por vir. Essa visão poética do mundo se alinha muito bem com as imagens que você criou, onde formas puramente abstratas oferecem pouca informação para que o espectador possa agarrar uma palavra, um rótulo ou um conceito para identificar o que vê. Você dá pistas para revelar o que está além da realidade em que vivemos e apresenta espaços fotográficos repletos de abstrações psicológicas e visuais. Queremos saber o que está nas trevas futuras, mas no momento não podemos saber!


Esses mundos internos e externos que você capturou removem os espectadores de seus pontos de vista comumente compreendidos e você os leva para mundos mais surreais. Ao compor, justapor e compor uma sensação de caos nas cenas, você cria composições que promovem sentimentos de incerteza, ambigüidade e desespero. Ao remover o contexto mais amplo dos assuntos, as imagens se tornam muito abstratas. Você coloca o espectador em posição de especular o que (ou onde) está vendo. Por causa disso, as imagens evocam ideias em torno do ponto de vista, percepção e imaginação. Cada foto é uma pista do quebra-cabeça na jornada do herói, onde o desafio é encontrar um caminho que emerge desses tempos sombrios.

De alguma forma, as fotos comunicam ideias sobre a realidade e como ela pode se misturar com a realidade onírica de ambientes psicológicos. Desta forma, há mudança, perigo e um movimento fluido para realidades alternativas. Eu acho que suas idéias e suas observações são fascinantes. Para mim, as imagens são poderosas em grupo, mas também são bonitas como fotos individuais.

Você capturou padrões, texturas e formas que apontam para “lugares” isolados que podem ser difíceis de classificar e definir. Em todas as fotos há uma espécie de ambiente que é um caleidoscópio de luzes e sombras, misterioso e cheio de drama. As imagens também funcionam de forma a comunicar sua experiência ao visualizador. Qualquer pessoa que esteja disposta a deixar de lado sua compulsão de identificar exatamente o que está olhando se relacionará com os sentimentos e emoções que suas imagens comunicam.

Cada uma de suas composições é composta dentro do familiar quadro fotográfico de 35 mm. As formas curiosas parecem ser elementos gráficos em camadas no quadro, despertando a curiosidade do espectador sobre a natureza dos assuntos. As fotos são interessantes porque confundem a linha entre a fotografia e as composições surreais e o design poético. Essas abstrações visuais e visões criativas são personagens claramente importantes em suas histórias. Eu acho que você também está pedindo que o espectador seja sensível o suficiente para olhar profundamente para suas imagens, para ver os detalhes que você incluiu no quadro e para considerar as questões sobre as quais você fala em sua declaração.

Existem fortes traços visuais que percorrem claramente o seu portfólio e o primeiro é “cor”. Sua fotografia busca capturar a magia que tons vibrantes, luz e sombra podem comunicar. Acho que a maneira como você usa as cores fala sobre o mistério dessas estruturas à medida que surgem do caos, praticamente ausentes dos humanos. Você usa a cor como uma ferramenta alquímica transformacional para transmutar o que vê no que gostaria que os outros vissem. Outros fios são formas arquitetônicas de luz, linhas e padrões. Em todas as fotos, o ponto de vista é completamente indefinido, como se a perspectiva do observador estivesse mudando dentro da realidade que eles veem nas fotos.

Outro segmento importante é a desorientação. Essas fotos são profundamente misteriosas porque são muito desorientadoras. Como os assuntos nessas fotos não são imediatamente presos pela gravidade, você captura imagens que vão direto à imaginação do visualizador. Por exemplo, cada foto é dramática, rica em possibilidades e evoca sentimentos de confusão. Sua justaposição de elementos visuais torna as fotos visualmente poéticas - camadas de pontos de vista e perspectivas derretendo em um reflexo líquido - da mesma forma que podemos ver em um sonho.

Posso imaginar essas fotos impressas em tamanho grande, para inspirar sentimentos de admiração, criando uma sensação de escala para o observador. Uma apresentação em grande escala pode fazer com que o espectador se sinta pequeno quando confrontado com as ideias de ficar diante dessas misteriosas composições de luz, sombra e forma. Os espectadores se sentiriam confrontados com a sensação de perspectivas inesperadas e interpretações criativas, especialmente em relação à sua declaração.

S
uas imagens são muito dinâmicas. Eles estão cheios de observações e perguntas sobre as emoções humanas, psicologia, percepção, imaginação e nosso futuro! Suas imagens provam que ser observador e criativo é muito empolgante e quem sabe aonde isso vai levar.

Sua linguagem visual é poética e usa a escuridão para falar sobre os estados internos e externos do mundo e as emoções e coisas que associamos ao desconhecido. Espero que meu comentário acima explique suficientemente mais sobre sua pergunta.

Suas imagens e seu projeto são muito instigantes e criativos. Eles estão cheios de histórias esperando para serem descobertas! Eu o encorajaria fortemente a continuar perseguindo seu interesse em explorar essas idéias de encontrar ordem no caos nestes tempos incertos.

Revisão de portfólio (Journeys 2020)
I chose your portfolio of complex images, titled “nemo non videt”, to review because I find it visually and conceptually interesting. I have taken some time to study your photos, while looking at your statement.

This group of photos expresses a sense of chaos, loneliness, emptiness, fear and disorientation: all characteristics that are largely reflected in our world right now. The accompanying images are rich with dark, colorful tones that serve as emotional and deeply psychological metaphors regarding your topic. You disorient the viewer by portraying a world of abstract architecture, the inversion of gravity, and a compression of linear time.

The dark, sometimes disorienting images of spaces and urban locations evoke feelings of uncertainty. You so perfectly describe the fate of the world in your statement! There is a sense of being in another dimension where there are no tones of brightness of levity, there is only an infinite variety of ever darkening tones of shadow that mirrors our global crisis situation.


In these photos you bring the viewer into an experience where we can no longer identify where we are or where we are going. These mysterious images could be speaking about an inner world where visual poetry takes us into our fears, curiosities, and a desire to know what lies ahead. This poetic vision of the world nicely aligns with the images you have created, where purely abstract forms offer little information for the viewer to be able to grab hold of a word, a label, or concept to identity what they see. You give clues to reveal what is beyond reality we are living in and present photographic spaces filled with psychological and visual abstractions. We want to know what lies in the future darkness, but at the moment we cannot know!

These internal and external worlds you have captured remove viewers from their commonly understood vantage points and you take them into more surreal worlds. By compositionally compositing, juxtaposing, and composing a sense of chaos upon the scenes you create compositions that promote feelings of uncertainty, ambiguity, and despair. By removing the larger context of the subjects, the images become very abstract. You put the viewer in a position to speculate what (or where) it is they are seeing. Because of this, the images evoke ideas around vantage point, perception, and imagination. Each photo is a clue in the puzzle in the hero’s journey where the challenge is to find a path that emerges from these dark times.

Somehow the photos communicate ideas about reality and the way it can blend with a dreamlike reality of psychological environments. In this way there is change, danger, and a fluid movement into alternate realities. I think your ideas and your observations are fascinating. For me, the images are powerful in a group, but they are also beautiful as individual photos.

You captured patterns, textures, and shapes that point to isolated “places” that may be hard to sort out and define. In all the photos there is a kind of ambience that is a kaleidoscope of lights and darks, mysterious, and full of drama. The images also function in a way that communicates your experience to the viewer. Anyone that is willing to set aside their compulsion to have to identify exactly what they are looking at will relate to the feelings and emotions your images communicate.


Each of your compositions is composed within the familiar 35mm photographic frame. The curious forms appear to be layered graphic elements in the frame, awakening the viewer’s curiosity about nature of the subjects. The photos are interesting because they blur the line between photography and surreal compositions, and poetic design. These visual abstractions and creative visions are clearly important characters in your stories. I think you are also asking that the viewer be sensitive enough to look deeply at your images, to see the details you have included in the frame and to consider the issues you talk about in your statement.

There are strong visual threads that clearly run through your portfolio and the first one is “color”. Your photography seeks to capture the magic that vibrant hues, light and shadow can communicate. I think the way you use color speaks about the mystery of these structures as they rise out of chaos, largely absent of humans. You use color as a transformational, alchemical tool to transmute what you see into what you would like others to see. Other threads are architectural shapes of light, lines, and patterns. In all of the photos the vantage point is completely undefined, as though the viewer’s perspective is changing within the reality they see in the photos.

Another major thread is disorientation. These photos are deeply mysterious because they are so disorienting. Because the subjects in these photos are not immediately held by gravity, you capture images that go straight to the viewer’s imagination. For example, every single photo is dramatic, rich with possibility and evoke feelings of confusion. Your juxtaposition of visual elements makes the photos visually poetic – layers of vantage points and perspectives melting into a liquid reflection – much in the same way we might see in a dream.

I can imagine these photos printed very large, to inspire feelings of awe by creating a sense of scale for the viewer. Large-scale presentation could prompt the viewer to feel small when confronted by the ideas of standing in front of these mysterious compositions of light, shadow, and form. Viewers would feel confronted with the feeling of unexpected perspectives and creative interpretations, especially in relationship to your statement.


Your images are very dynamic. They are full of observations and questions about human emotion, psychology, perception, imagination, and our future! Your images prove that being observant and creative is very exciting and who knows where it will lead.

Your visual language is poetic and uses darkness to talk about both inner and outer states of the world and the emotions and things we associate with the unknown. I hope my review above sufficiently explains more about your question.

Your images and your project are very thought provoking and creative. They are full of stories waiting to be discovered! I would strongly encourage you to keep pursuing your interest in exploring these ideas of finding order in chaos in these uncertain times.

Reviewer portfolio feedback (Journeys 2020)

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