A humanidade, obrigada a se recolher, busca sobreviver. A anterior pulsação dos grandes centros urbanos, paisagens artificiais forjadas pela mão humana, esvai-se pela ausência das pessoas. O iminente perigo de morte e o instinto de sobrevivência, que levam ao isolamento social, ressaltam a indistinção entre o ser humano e qualquer outra espécie vivente integrantes do mesmo organismo, vivo e complexo, chamado Terra.

As imagens, acúmulos sobrepostos de pontos de vista distintos de um mesmo local, aludem as práticas humanas antes do vírus: uma vida chamada normal. Esse modelo de normalidade é posto em xeque tanto pela adição, como camada imagética, do mapa temático da expansão do Covid-19 a partir da primeira vítima fatal dessas paisagens, quanto pelo valor dado às coisas criadas por essa mesma humanidade. 

Os comportamentos humanos, agora diversos, prezam por uma garantia de sobrevivência frente à proximidade com a morte e pelo retorno das relações sociais físicas, agora nulas. Nota-se um caos silencioso dessas cidades esvaziadas, sem função e sem vida aparentes. 

Destituídas de seu encargo original, as imagens das câmeras “ao vivo” e dos satélites (Google Earth e Street View, por exemplo), são apropriadas para constituírem-se como camadas de um tempo passado, no presente, ansioso para que exista um futuro. Essa incerteza temporal é o que me conduz a olhar, de dentro da minha casa para o mundo no qual ambos (eu e casa) estamos inseridos. Confinado, procuro pela vida; não a de antes, mas a que virá.

Quando apenas a incerteza existe, afloram imagens cheias de outras imagens: um acúmulo do prévio no vazio do agora. Sem encerrar-se em si mesmo, “Nemo non videt” (literalmente 'ninguém não vê'), usa do Argus mecânico humano para duvidar se, de fato, “Todos veem”.
AMAM
AMAM
HAMBURGO
HAMBURGO
ISTAMBUL
ISTAMBUL
ATENAS
ATENAS
AMSTERDAM
AMSTERDAM
SIDNEY
SIDNEY
LONDRES
LONDRES
BARCELONA
BARCELONA
BERLIM
BERLIM
BOSTON
BOSTON
BUENOS AIRES
BUENOS AIRES
CIDADE DO CABO
CIDADE DO CABO
DUBAI
DUBAI
HONG KONG
HONG KONG
LETÔNIA
LETÔNIA
PARIS
PARIS
LONDRES
LONDRES
MADRI
MADRI
MIAMI
MIAMI
MILÃO
MILÃO
PARIS
PARIS
RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIRO
ESTOLCOMO
ESTOLCOMO
VENEZA
VENEZA
Back to Top